top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
Banner Salvaterra 25.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Vila Franca vai ter Núcleo de Garantia para a Infância


O concelho de Vila Franca de Xira vai passar a dispor de um Núcleo Local da Garantia para a Infância, de acordo com um protocolo celebrado, esta segunda-feira, entre a Câmara vila-franquense e a Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância. A medida poderá abranger 2172 crianças residentes na área do Município vila-franquense, identificadas como estando em risco de pobreza extrema.


A cerimónia foi presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que, em seguida, participou numa reunião de trabalho com autarcas e dirigentes de instituições particulares de solidariedade social do concelho, acompanhada pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.


O Núcleo Local da Garantia para a Infância será uma estrutura especialmente dedicada “a responder eficazmente às vulnerabilidades das crianças e dos jovens”, em articulação com a Rede Social concelhia. “Este protocolo é para nós, e em nome de toda a Rede Social do nosso concelho, uma oportunidade para podermos dar mais um passo importante na estruturação de respostas locais adaptadas caso a caso, conseguindo assim também dar respostas às necessidades mais especificas daquelas crianças”, sublinhou Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.


Já Sónia Almeida, Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, frisou que o Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030 “tem como principal objetivo prevenir e combater a pobreza e a exclusão social”, procurando “garantir o acesso efetivo das crianças, em pobreza, a um conjunto de serviços essenciais de cuidados de primeira infância, educação e atividades em contexto escolar, saúde, alimentação saudável e uma habitação digna”.


Ana Mendes Godinho vincou que se trata de “um programa de orgulho coletivo para todos nós, que nos permitiu pela primeira vez uma lista das crianças que estão em risco de pobreza extrema em todo o país. São 2.172 crianças e jovens do concelho de Vila Franca de Xira que estão abrangidas pela Garantia para a Infância”, rematou a governante.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


コメント


300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page