Vila Franca liderou espectáculos taurinos em 2024
- Jorge Talixa
- 23 de jan.
- 1 min de leitura

A cidade de Vila Franca de Xira e a Praça de Toiros Palha Blanco voltaram a liderar a tabela de espectáculos realizados na temporada tauromáquica de 2024. Foram nove espectáculos em Vila Franca, numa temporada marcada por uma nova redução do número de eventos no plano nacional e pelo cancelamento de 20 espectáculos autorizados, quase sempre devido às condições climatéricas.
De acordo com o Relatório Anual da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), o ano de 2024 fica marcado por uma redução significativa do número total de espectáculos taurinos realizados. Foram 143, menos 23 do que na temporada anterior e menos 32 do que na temporada de 2022. De facto, segundo a IGAC, foram autorizados 164 espectáculos, mas 21 não chegaram a realizar-se, sobretudo devido a questões climatéricas.
“O cancelamento ou não realização de espetáculos previstos deveu-se, fundamentalmente, a razões de ordem meteorológica, tornando visível que a imprevisibilidade climática tem vindo a agudizar-se, cada vez mais, dificultando previsões mais certas e seguras nos momentos que antecedem este tipo de espetáculos”, refere a IGAC. Nestes espectáculos houve 114 corridas de toiros (menos dez do que no ano anterior), nove festivais (menos oito), oito corridas mistas (menos cinco) e 6 novilhadas.
No que diz respeito aos artistas, João Moura foi o cavaleiro que mais toureou (31) e Joaquim Ribeiro Cuqui e António João Ferreira (três cada um) e os matadores que mais actuaram. Já nos novilheiros liderou Joaquim Mexia com cinco actuações, seguido pelo vila-franquense Tomás Bastos com quatro. Nos grupos de forcados amadores lideraram Beja e Montemor-o-Novo com 15 corridas. O Grupo de Vila Franca foi sétimo com dez.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana