Jorge Talixa
Vila Franca espera 10 mil visitas no “Mês do Sável”
Março é “Mês do Sável” no concelho de Vila Franca de Xira e a campanha gastronómica envolve, este ano, 32 restaurantes aderentes, mais quatro do que na edição anterior. A Câmara vila-franquense, organizadora da iniciativa, espera que o Mês do Sável atraia cerca de 10 mil visitas ao concelho, contribuindo para a dinamização dos restaurantes e de um conjunto largado de actividades paralelas.
A apresentação da iniciativa teve lugar na tarde do passado dia 18, no belíssimo cenário à beira-Tejo do Bairro Avieiro de Vila Franca e do Centro de Artes do Rio Manuel do Vau. “A edição deste ano tem como objetivo chegar às dez mil visitas.
É a primeira pós covid-19 e vai contar com a presença de mais quatro restaurantes do que na edição passada, sendo expectável que se sirvam perto de 10 mil refeições”, sublinhou Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, realçando a aposta na divulgação da gastronomia, mas também dos vinhos e da oferta diversificada de actividades que é possível desenvolver no concelho de Vila Franca de Xira.
A apresentação da campanha contou uma degustação de sável frito com açorda de ovas, da autoria do chef José Maria Lino, e respetiva harmonização dos vinhos brancos Encostas de Xira blend e Arinto, com o enólogo Marco Crespo. A animação esteve a cargo do Rancho Típico “Os Avieiros de Vila Franca de Xira” e de Andrea Verdugo.
Os 32 restaurantes participantes na edição 2023 do “Março, Mês do Sável” distribuem-se pelas uniões de freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz (6); Alverca e Sobralinho (10), Castanheira e Cachoeiras (2) e Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa (1). Participam, também, 13 restaurantes da freguesia de Vila Franca de Xira.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments