Vila Franca entrega primeiras sete casas da Estratégia Local

A Câmara de Vila Franca de Xira procedeu, na tarde de segunda-feira, à entrega das chaves de sete casas de habitação social atribuídas a outras tantas famílias do concelho. São os primeiros sete dos 161 agregados familiares identificados na Estratégia Local de Habitação (ELH), aprovada em 2021, por “residirem em condição indigna e situação de carência financeira”.
As sete fracções agora atribuídas estão localizadas em Povos (Vila Franca de Xira), Alhandra, Sobralinho e Póvoa de Santa Iria. São atribuídas em regime de arrendamento apoiado a um casal, três mães com filho/a(s) e três pessoas isoladas. A reabilitação das sete frações resultou de duas candidaturas submetidas ao abrigo do 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, com um custo total de cerca de 400 mil euros, comparticipado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Esta cerimónia, sempre marcada por alguma emoção, foram várias as pessoas que não conseguiram evitar as lágrimas, por terem alcançado finalmente o sonho de uma habitação condigna. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, sublinhou que este é “um momento de nova oportunidade” e lembrou que, para os novos inquilinos, “há deveres e há direitos”.
O edil destacou, também, o investimento que tem sido feito na “reabilitação de frações devolutas em bairros municipais, como é o caso, e o investimento que a Câmara Municipal tem vindo a fazer na reabilitação de edifícios para acelerar o processo dos concursos de habitação”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana