Jorge Talixa
Vila Franca celebra Dia da Protecção Civil
Vila Franca de Xira volta a assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil com um conjunto alargado de actividades centradas no pavilhão e no Parque Urbano do Cevadeiro. Nos dias 1 e 2 de Março, haverá exposição de equipamentos e viaturas, jogos gigantes, simulador sísmico, banca de suporte básico de vida e escolinha de trânsito.
“Teremos múltiplas actividades ligadas à protecção civil. Se tiverem filhos em idade escolar vale a pena deslocarem-se ao Cevadeiro, porque é uma forma também de aprender e de sensibilizar as crianças para a protecção civil. Todos nós somos agentes da protecção civil”, sublinha Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.
O Dia Internacional da Protecção Civil, recorde-se, assinala-se, anualmente, a 1 de março, com o objectivo de “alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e de prestar tributo a todos os seus agentes”.
As comemorações têm como propósito sensibilizar as populações para a importância da proteção civil, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, assim como o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades mais resilientes a catástrofes.
As actividades promovidas em Vila Franca de Xira decorrem, na próxima sexta-feira e no sábado, entre as 10h00 e as 16h00. Englobam, entre outras iniciativas, exposição de equipamentos e viaturas da Proteção Civil, Bombeiros, PSP e GNR e os jogos gigantes “SOS Vila Franca de Xira” e “Uma Aventura na Floresta”.
Haverá, também, um simulador sísmico que “permite sentir a trepidação semelhante a um sismo”, bancas de “Suporte Básico de Vida” e de “Kit de Emergência” e Escolinha de Trânsito.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comentarios