Jorge Talixa
Vila Franca, Benavente e Azambuja com vítimas mortais
Os concelhos de Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira foram, na nossa região, os mais afectados por acidentes graves nos primeiros quatro meses de 2024. De acordo com o relatório de sinistralidade agora divulgado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, de Janeiro a Abril de 2024 registaram-se 11.321 acidentes com vítimas nas estradas portuguesas, de que resultaram 137 vítimas mortais e 782 feridos graves.
Na nossa região Azambuja registou três acidentes com vítimas mortais e nos concelhos de Benavente e de Vila Franca de Xira aconteceram dois acidentes muito graves, cada um deles com duas vítimas mortais. Segundo a mesma fonte, a colisão “representou a natureza de acidente mais frequente nos primeiros quatro meses de 2024, correspondendo a 52 por cento dos acidentes, 43 por cento das vítimas mortais e 44,4 % dos feridos graves.
Os despistes, que representaram 33,0% do total de acidentes, foram responsáveis por 44,4% das vítimas mortais”. No período em análise, “o número de vítimas mortais dentro das localidades (71) foi superior ao apurado fora das localidades (64). Já no que diz respeito à categoria de utente, considerando as vítimas mortais, 72,6% do total correspondiam a condutores, enquanto 14,8% eram passageiros e 12,6% peões. Em relação à categoria de veículo interveniente nos acidentes, os automóveis ligeiros corresponderam a 72,9% do total.
“De salientar que se verificaram subidas significativas nos velocípedes e nos motociclos. Destaca-se ainda a redução face aos períodos homólogos de 2019 e 2023 nos ciclomotores e nos veículos agrícolas envolvidos em acidentes”, sublinha a Autoridade Nacional. Nas infracções detectadas pela fiscalização, o excesso de velocidade lidera destacado.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana
Comentarios