Jorge Talixa
Vila Franca atribui benefícios a forças de segurança e bombeiros
O Município de Vila Franca de Xira e representantes da PSP, da GNR e das seis corporações locais de bombeiros celebraram, esta segunda-feira, protocolos de concessão de direitos e benefícios sociais aos efectivos destas forças de segurança e de protecção civil. A cerimónia teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de Isabel Oneto, secretária de Estado da Administração Interna.
A partir de 2024, os efectivos da PSP e da GNR que trabalham e/ou residem no concelho e as associações de bombeiros do concelho de Vila Franca de Xira “passam a ter acesso gratuito, ou com desconto, aos equipamentos desportivos municipais” e a “beneficiar de outros descontos e isenções parciais em taxas municipais e no Imposto Municipal sobre Imóveis”.
Para além disso passarão também a ter acesso aos refeitórios das escolas mais próximas, das áreas onde se encontram a prestar serviço, nas mesmas condições dos docentes e demais trabalhadores.
O protocolo com os Serviços Sociais da PSP e da GNR foi assinado pelo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, pelo diretor nacional da PSP, superintendente-chefe José Barros Correia, e pelo comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Ribeiro Veloso.
Já os acordos com os Bombeiros Voluntários do Concelho de Vila Franca de Xira foram também assinados por Fernando Paulo Ferreira e pelos presidentes das associações humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Alhandra, Alverca, Castanheira do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria, Vialonga e Vila Franca de Xira.
Para o presidente da Câmara Municipal, este “é um momento particularmente simbólico, reconhecemos aqui no nosso Concelho que as funções desempenhadas por estes homens e por estas mulheres são diferenciadas, considerando que a PSP, a GNR e as Associações de Bombeiros são peças absolutamente fundamentais para o funcionamento normal, pacifico e em segurança da nossa sociedade”, referiu o autarca do PS.
Já a secretária de Estado da Administração Interna realçou a importância desta iniciativa na medida em que “é o reconhecimento da importância do trabalho destes homens e destas mulheres no concelho”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments