Vila Franca atribui 13 galardões nos 40 anos da cidade
Os 40 anos da elevação de Vila Franca de Xira a cidade foram comemorados na noite de sexta-feira, com uma sessão solene realizada no auditório do Ateneu Vilafranquense. Na oportunidade foram distinguidas 13 personalidades, instituições e empresas locais. Vários intervenientes salientaram a paixão pela terra e os valores comunitários e as tradições que ainda distinguem Vila Franca de Xira.
Houve, também, discursos oficiais e um concerto com os BoxBand & The Funk Project. “Hoje é um dia de festa e, tal como acontece desde 1992, o executivo da Junta aprovou os nomes dos galardoados”, salientaram os apresentadores da sessão, Cristina Mateus e David Fernandes Silva, vincando que os distinguidos “correspondem a propostas de cidadãos e autarcas locais”, que se destacaram nas mais diversas áreas.
Seguiu-se a entrega dos 13 galardões atribuídos aos estabelecimentos “O Tronco” e “Flor do Tejo”, à empresa 150 Gramas, à juíza Albertina Pedroso, aos desportistas Pedro Torrão e José Fortes e ao bandarilheiro Dário Venâncio.
Foram, igualmente, distinguidos, o antigo comandante dos bombeiros Elviro Passarinho, David Santos (director do Museu do Neo-Realismo e do Departamento de Cultura da Câmara de Vila Franca), o Ateneu Artístico Vilafranquense, Daniela Costa Reis (coordenadora da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens), o Rotary Club de VilaFranca de Xira e os autarcas que trabalharam na freguesia e no concelho nos últimos 40 anos. ”A nossa cidade é fruto da nossa identidade.
Celebramos este marco com aqueles que têm contribuído para construção daquilo que é a nossa terra”, frisou Madalena Laje, presidente da Assembleia de Freguesia. Já Ricardo Carvalho, presidente da Junta de Vila Franca, agradeceu aos eleitos locais e a todos os colaboradores da autarquia e dirigiu-se em especial aos jovens, lembrando a forma como Vila Franca foi elevada ao estatuto de cidade.
“Dirijo-me aos jovens que nasceram e que vivem nesta terra. São eles que seguramente criarão um futuro melhor para Vila Franca de Xira”, vincou, sublinhando que aceitou o desafio de servir a comunidade dando o melhor que sabe pelas famílias vila-franquenses.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana