top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2024_Prancheta 1.jpg
Banner Festas Alverca.png
  • Foto do escritorJorge Talixa

Utentes fazem cordão-humano para reclamar médicos


Cerca de 200 utentes de saúde da região concentraram-se, na manhã deste sábado, junto ao Centro de Saúde de Alverca, para denunciar a incapacidade de muitos dos serviços públicos para responderem à população e reclamarem medidas.


Promovida pelas comissões de utentes de saúde de Alverca e do Bom Sucesso e Arcena, a iniciativa incluiu intervenções de representantes das organizações de utentes da região e culminou com um cordão humano formado em torno do edifício do centro de saúde alverquense.


Pelo meio houve ainda oportunidade para cantar as Janeiras, com uma adaptação dirigida ao primeiro-ministro António Costa que pede a colocação dos médicos necessários nas unidades de saúde locais.


Para além das sete organizações de utentes do concelho de Vila Franca, participaram também representantes do Comissão de Utentes do Concelho de Benavente, do Movimento pela Saúde em Azambuja e do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos.


Maria de Jesus Pinto, dirigente da Comissão de Utentes do Bom Sucesso e Arcena, começou por salientar que, nesta altura, dos cerca de 150 mil utentes inscritos nos centros de saúde do concelho de Vila Franca de Xira, metade (75 mil) não tem médico de família atribuído.


A representante da comissão acrescentou que foi solicitado à directora-executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) do Estuário do Tejo que recebesse os utentes no decorrer desta iniciativa, mas que Sofia Theriaga alegou que não era possível e agendou uma reunião para a próxima sexta-feira.


“São cerca de 28 médicos que nos fazem falta no concelho de Vila Franca de Xira. Seremos sempre defensores dos serviços públicos e não abdicaremos do direito à saúde”, vincou Maria de Jesus Pinto. Na iniciativa intervieram também representantes das estruturas de utentes da Castanheira e Cachoeiras, Vila Franca de Xira, Alhandra, Alverca, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, Vialonga e Benavente.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comentarios


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
Romaria Alcame-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

15jun24 Colheita de Sangue Alhandra.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page