Jorge Talixa
Utentes “entregam” 7579 postais a António Costa
Representantes das organizações de utentes dos concelhos de Alenquer, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira estiveram, no dia 28, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, para entregar 7579 postais de Natal subscritos de por cidadãos desta região. Para além de transmitirem os votos de Boas Festas, os “postais” denunciam o quadro muito negativo dos serviços de saúde na região e reclamam medidas do Governo.
O sentimento com que saíram foi de que os assessores de António Costa os tentaram “despachar” rapidamente. Mais de 7500 utentes dos serviços de saúde da região subscreveram “postais de Natal” dirigidos o primeiro-ministro António Costa, onde dão as Boas Festas ao governante, mas também alertam para o estado limite dos serviços de saúde e reclamam medidas.
Os 7579 postais assim reunidos foram entregues, na passada quarta-feira, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro. António Costa não recebeu os representantes das comissões de utentes de Azambuja, Benavente, Carregado e Castanheira do Ribatejo (comissão permanente do núcleo de nove organizações de utentes da região) e os seus assessores, na perspectiva dos “visitantes”, pareceram querer despachar os representantes dos utentes.
A expectativa é que António Costa “oiça” as propostas dos utentes “para resolver os graves problemas conhecidos nas Unidades de Saúde destes concelhos (Alenquer, Azambuja, Benavente e Vila Franca), nomeadamente da falta de médicos de medicina geral e de família, cumprindo a Constituição da República Portuguesa, como é dever do Governo e de todos nós, cidadãos”.
Os postais sublinham, também, que, nestes quatro concelhos, há mais de 90 mil utentes sem médico atribuído, várias extensões de saúde encerradas e faltam 60 médicos de família para que todos os 250 mil utentes tenham o devido acompanhamento.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana
Comments