Jorge Talixa
Utentes e autarcas reclamam médicos em Benavente
A Comissão de Utentes do Concelho de Benavente (CUCB) promoveu, no domingo, uma Caminhada Urbana, para reclamar a colocação de mais médicos e enfermeiros de família no Centro de Saúde benaventense.
A iniciativa culminou com a aprovação de uma moção dirigida ao Primeiro-Ministro e ao ministro da Saúde. O documento reclama o cumprimento do direito à saúde previsto na Constituição da República Portuguesa e da Lei de Bases do Serviço Nacional de Saúde, com um acesso igual e justo aos cuidados de saúde.
Reclama, também, a reabertura das extensões de saúde do concelho, a colocação de mais médicos e enfermeiros no Centro de Saúde de Benavente e a valorização dos profissionais de saúde.
Catarina do Vale, vice-presidente da Câmara de Benavente defendeu que “é preciso cuidar do Serviço Nacional de Saúde” e devolver aos cidadãos o serviço a que têm direito.
A autarca da CDU sublinhou que a administração central não tem cumprido a sua missão nesta matéria e que no concelho de Benavente vivem-se duas situações distintas, com uma Unidade de Saúde Familiar que assegura médico e enfermeiros a praticamente todos os utentes da freguesia de Samora Correia e uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados em Benavente que não tem os recursos necessários, deixando milhares de utentes sem médico.
“O que pedimos ao Governo é que assuma a responsabilidade de constituir uma unidade de saúde familiar modelo B em Benavente”, vincou Catarina do Vale.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments