top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2024_Prancheta 1.jpg
Banner Festas Alverca.png
  • Foto do escritorJorge Talixa

Urgências do Hospital atendem 400 por dia


A afluência aos Serviços de Urgência do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) tem sido “muito elevada” nas últimas semanas, devido ao aumento de casos de doenças respiratórias características desta época do ano, mas também porque o HVFX “está a receber, em muitas ocasiões, doentes provenientes de fora da sua área de influência”.


Em média, as urgências da unidade hospitalar vila-franquense estão a atender cerca de 400 utentes por dia. A falta de camas para internamento continua a ser um problema, obrigando a manter dezenas de doentes em situação de pré-internamento em espaços associados às urgências.


O tempo frio com as doenças respiratórias associadas e as dificuldades de outros hospitais da região com frequentes suspensões dos seus serviços de urgência estão a confrontar o Hospital de Vila Franca de Xira com um grande aumento da afluência de doentes.


Nos primeiros dez dias de dezembro, a média de atendimentos andou na casa dos 400 utentes diários “Pontualmente, e em circunstâncias de quase esgotamento da capacidade de recursos físicos existentes, tem sido necessário solicitar ao CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) o desvio de doentes provenientes de fora da área de influência do Hospital de Vila Franca de Xira”, sustenta o gabinete de imprensa da unidade hospitalar vila-franquense.


De acordo com a mesma fonte, neste período as escalas dos diferentes Serviços de Urgência do Hospital de Vila Franca de Xira “estiveram sempre garantidas, não tendo sofrido qualquer constrangimento em consequência de escusas médicas às horas extra, que no caso do HVFX, EPE não tiveram qualquer impacto.


Apenas o Serviço de Pediatria apresentou escusa à realização de horas extra para além das 150 horas anuais, tendo posteriormente retirado essa mesma escusa. Pelo que o impacto foi nulo”, sublinha o Hospital, frisando que, de 1 de dezembro até 10 de dezembro, os diferentes Serviços de Urgência do HVFX “realizaram quase 4000 atendimentos”.


A situação poderá agravar-se nas próximas semanas, com a previsão de temperaturas mais baixas e a redução de meios de atendimento relacionada com a época festiva.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

Comments


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
Romaria Alcame-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

15jun24 Colheita de Sangue Alhandra.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page