top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2024_Prancheta 1.jpg
Banner Festas Alverca.png
  • Foto do escritorJorge Talixa

Urgência pediátrica de Vila Franca pode fechar à noite


O serviço de Urgência de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira poderá passar a fechar à noite se for aprovada uma proposta de especialistas entregue, esta terça-feira, à direcção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Até final desta semana, o director-executivo do SNS deverá revelar os contornos da prevista reorganização das urgências pediátricas na Região de Lisboa e Vale do Tejo.


O Voz Ribatejana sabe que a proposta, elaborada na sequência das dificuldades registadas por falta de médicos na urgência pediátrica do Hospital de Loures, prevê que oito das 13 urgências pediátricas da Região de Lisboa e Vale do Tejo continuem a funcionar 24 horas por dia.


São elas, as urgências de pediatria dos hospitais de Santa Maria e Dona Estefânia (Lisboa), Amadora-Sintra, Almada, Santarém, Caldas da Rainha e Torres Novas. Mas a mesma proposta sugere que os serviços de urgência pediátrica de Vila Franca de Xira, São Francisco Xavier (Lisboa), Loures, Setúbal e Barreiro passem a encerrar à noite.


E mantém o serviço a funcionar em permanência no Hospital de Cascais, com o argumento dde que é um parceria público-privada. Esta medida esquece, no entanto, que, a ser seguido este modelo, grande parte dos 250 mil habitantes dos concelhos servidos pelo Hospital de Vila Franca ficarão a mais de 30 quilómetros da urgência pediátrica mais próxima.


Tal como aconteceu na proposta inicial de reorganização das urgências de obstetrícia/maternidades, o leque de serviços disponíveis no Hospital de Vila Franca de Xira volta a estar em causa, apesar de ser notório que quer as urgências de obstetrícia, quer as urgências de pediatria têm funcionado sem grandes sobressaltos na unidade hospitalar vila-franquense.


As faltas de profissionais fazem-se sentir mais noutros hospitais, mas as “reorganizações” propostas acabam por ter impactos em Vila Franca. Caberá, agora, ao director-executivo do SNS e ao Governo tomar uma decisão sobre esta reorganização das urgências de pediatria.


Recorde-se que a Urgência de Pediatria dos Hospital de Vila Franca atende, em média, cerca de 4500 utentes por mês (150 por dia), mas chega a atingir os 6000 atendimentos mensais, como aconteceu no passado mês de Novembro.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Comments


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
Romaria Alcame-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

15jun24 Colheita de Sangue Alhandra.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page