Tertúlias na rua animam “coração” de Vila Franca
- Jorge Talixa
- 29 de jun.
- 2 min de leitura

O já tradicional “Tertúlias na Rua” realiza-se, este domingo, na Rua Manuel de Arriaga, no centro de Vila Franca de Xira. A iniciativa mobiliza cerca de 20 tertúlias, que apresentam imagens do seu espólio e das suas actividades e promove o convívio entre tertulianos e visitantes.
Não faltam a gastronomia e os comes e bebes e haverá animação durante toda a tarde de domingo. A partir das 14h00 actuam as Sevilhanas da APS (Associação de Promoção Social da Castanheira do Ribatejo) e o Duo Paulo e Ricky.
Ainda durante a tarde serão inaugurados “Burladeros”, que ficarão nas ruas do centro da cidade, pintados por elementos do Grupo de Artistas e Amigos da Arte (GART), com o apoio da Tertúlia “A Padroeira dos Campinos”.
Guilherme Nunes, presidente da Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira (ATTCVFX), explica, em declarações ao Voz Ribatejana, que para este Tertúlias na Rua estavam inscritas 26 tertúlias, mas que o tempo quente fez com que participassem 20.
O responsável da ATTCVFX considera que a Rua Manuel Arriaga e o Jardim Municipal são duas boas opções para realizar o Tertúlias na Rua, mas sublinha que a opção pelo centro da cidade faz com que mais pessoas visitem a iniciativa e que tem sido o local preferido pela maioria das tertúlias associadas. Tertúlias e Associação que organizam, até 2 de Julho, o programa “A Caminho do Colete”.
Na segunda haverá projecção de um filme sobre Vila Franca no auditório da Junta. Nos dias seguintes haverá homenagem a Rui Bento Vasques e João Queiroz (Clube Taurino) e colóquio sobre criação de toiros de lide (Tertúlia Bombeiro Aficionado).

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana