Tertúlias dinamizam semana que antecede o Colete
- Jorge Talixa
- 26 de jun.
- 2 min de leitura

A Associação das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira (ATTCVFX) e algumas das suas filiadas voltam a organizar, na semana que antecede o Colete Encarnado, um conjunto diversificado de actividades. O programa arranca já no próximo domingo, com o tradicional “Tertúlias na Rua”. Prossegue, depois, até dia, com projecção de um filme sobre Vila Franca (30), homenagem a Rui Bento Vasques (1/7), colóquio e o tradicional Jantar das Tertúlias.
Guilherme Nunes, presidente da ATTCVFX, sublinha que a opção tomada no ano passado de mudar o “Tertúlias na Rua” para a Rua Manuel de Arriaga correu muito bem, envolvendo 25 tertúlias. “Este ano já ultrapassámos as 25 tertúlias, o que nos vai levar a alargar o espaço do evento”, salienta, frisando que as tertúlias procuram contribuir para a dinamização da cidade e da festa, com esta semana que funciona, de algum modo, como “aquecimento” para o Colete Encarnado.
O programa deste ano arranca, assim, com o “Tertúlias na Rua”, no próximo domingo. Segue-se, na noite de dia 30, a projecção, no auditório da Junta de Freguesia, de um filme sobre a identidade e o território de Vila Franca de Xira. Já no dia 1 de Julho, a Associação das Tertúlias e o Clube Taurino Vilafranquense (CTV) juntam-se para uma iniciativa de homenagem a Rui Bento Vasques, figura da tauromaquia muito ligada a Vila Franca de Xira e que tem procurado promover os novos valores e o toureio a pé na Praça da Nazaré, segundo lembrou Guilherme Nunes.
A homenagem terá lugar nas instalações do Clube Taurino, onde haverá também um jantar convívio. Já o colóquio (noite de dia 2) abordará o tema da criação do toiro bravo, terá lugar na tertúlia Bombeiro Aficionado e contará com a presença de campinos, ganaderos e toureiros. O programa encerra, no dia 3, com o Jantar das Tertúlias. “Agradecemos a todas as tertúlias que mantêm tradição e que estão de portas abertas para quem as visita”, remata Guilherme Nunes.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana