top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

SNS mantém Urgência Pediátrica 24 horas por dia


A direcção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou, esta segunda-feira, que decidiu adoptar um modelo de reorganização das urgências de pediatria que, para já, mantém a urgência pediátrica do Hospital de Vila Franca de Xira a funcionar 24 horas por dia.


O plano definido vigora de 1 de Abril a 30 de Junho e será reavaliado no final deste segundo trimestre de 2023. A preocupação foi grande na semana passada, quando foi divulgado um estudo de especialistas que propunha o encerramento nocturno das urgências pediátricas de cinco hospitais da Região de Lisboa, entre os quais os de Vila Franca de Xira e de Loures.


O estudo foi avaliado durante alguns dias pela direcção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que já esta segunda-feira, anunciou que vai implementar um modelo menos rígido da proposta, com o fecho nocturno das urgências de pediatria em “apenas” três hospitais mais carenciados de recursos humanos: Loures, Torres Vedras e S. Francisco Xavier (Lisboa).


Este modelo vigorará entre 1 de Abril e 30 de Junho e será reavaliado para o trimestre seguinte. Pelo menos para já a Urgência Pediátrica do Hospital de Vila Franca não é afectada por esta reorganização, que tem em vista organizar a resposta existente a região num quadro de escassez de médicos para tralharem nas urgências de pediatria.


Dos 14 serviços de urgência pediátrica a funcionar na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onze vão manter, assim, as portas abertas durante as 24 horas, incluindo os fins-de-semana. Entre eles, o Hospital de Vila Franca de Xira, o Centro Hospitalar do Médio Tejo - Unidade de Torres Novas; o Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Caldas da Rainha; o Hospital Distrital de Santarém; o Hospital de Santa Maria e o Hospital D. Estefânia. Nos hospitais de Loures, Torres Vedras e S. Francisco Xavier, estas urgências funcionarão das 9h00 às 21h00.


“Os resultados deste plano estratégico serão monitorizados pela Direcção Executiva do SNS, de forma a avaliar a necessidade de alterações e definir a atuação nos restantes trimestres de 2023, em função da experiência do modelo, com perspetiva de potencial redução dos pontos de rede no verão e o aumento da disponibilidade no inverno, adaptando a oferta à procura de cuidados”, explica o director-executivo do SNS em comunicado.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

Comments


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page