Sismo de 4,7 com epicentro no Seixal também foi sentido em Vila Franca

Um sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter foi sentido, cercas das 13h24 desta segunda-feira em muitos pontos da região de Lisboa, mas também no Alentejo, Algarve e norte do distrito de Santarém. Vila Franca de Xira foi um dos locais onde várias testemunhas confirmaram ter sentido os efeitos do abalo, sobretudo em edifícios da zona ribeirinha.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo teve o seu epicentro a cerca de 14 quilómetros a Sudoeste do Seixal e uma magnitude de 4,7 numa escala que vai até 10. Não há registo de danos relevantes, nem de réplicas. “Relembra-se que um sismo com uma magnitude de 4,7 não tem potencial para gerar um tsunami.
A monitorização de tsunamis no Atlântico Nordeste, pelo Centro Português de Alerta de Tsunamis localizado no IPMA, começa para sismos com magnitudes iguais ou superiores a 5,5”, sublinha aquele Instituto, frisando que a situação sismológica pode ser acompanhada pela população através da aplicação sismos@ipma.pt, ou através da página eletrónica do IPMA em www.ipma.pt.
O mesmo IPMA acrescenta que “está prevista a realização de um investimento de 4,5 milhões de euros, ao abrigo do PRR e do Orçamento de Estado, para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização geofísica/sísmica e de alerta precoce de tsunamis, que permitirá também ultrapassar os constrangimentos” verificados no acesso ao site do Instituto.
Já a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil explicou que o epicentro deste sismo esteve localizado no mar, próximo da Fonte da Telha. “Sem registo de danos até ao momento. Mantenha a calma e esteja atento a eventuais réplicas. Se se justificar emitiremos novas informações", indicou a ANEPC.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana