Jorge Talixa
Semana tauromáquica avança no sábado
Os 50 anos da morte de José Falcão serão um dos aspectos marcantes da Semana da Cultura Tauromáquica que o Clube Taurino Vilafranquense (CTV) organiza já de 16 a 23 de Março, com o apoio da edilidade local.
O programa, diversificado, arranca, no dia 16, com a inauguração de exposições de pintura de Maria Ribeiro Telles (Museu Municipal) e alusiva os 45 anos da revista Novo Burladero (Clube Vilafranquense). Ainda no dia 16 haverá “Brincar aos Toiros” na Rua José Júlio, “Sabores do Toiro” e flamenco no Mercado Municipal.
No dia seguinte, prossegue o evento “Sabores do Toiro” e haverá uma tarde de fado no Mercado Municipal. Segue-se, na tarde de dia 18, uma exibição do filme “Matador” e, na noite de dia 19, é apresentado o livro “José Falcão justiça para um Valente”, de Solilóquio.
Depois, nas noites dos dias 20 e 21 haverá colóquios no Clube Vilafranquense. O primeiro subordinado o tema “Festa e Comunhão” e o segundo sobre a “Anatomia do Toiro de Lide”.
O programa da Semana da Cultura Tauromáquica culmina com um concerto da Banda do Ateneu Vilafranquense (noite de 22), com uma romagem ao mausoléu de José Falcão (tarde de 23) e com uma novilhada.
Fátima Nalha, presidente do CTV, agradece o apoio da Câmara, que “está sempre disponível para o projecto que apresentamos e para algumas coisas mais ambiciosas, que são sempre bem-recebidas”.
Depois, Fátima Nalha agradece, também, o envolvimento dos restantes parceiros, numa Semana da Cultura Tauromáquica que junta “actividades de alguma forma viradas para a nossa identidade, que é a tauromaquia”. Apela, igualmente, aos vila-franquenses e aos tertulianos para estarem presentes nestas iniciativas.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana
Comentários