Jorge Talixa
Samora Correia em festa até segunda-feira
A cidade de Samora Correia está em festa até à próxima segunda-feira. Nas tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe destacam-se as actividades e desfiles de campinos, as entradas e largadas de toiros, a gastronomia, a animação e os cortejos religiosos de domingo
à tarde.
A ausência da habitual corrida de toiros gerou alguma controvérsia, com a Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS), organizadora das festas, a explicar que não podia suportar os 7 mil euros pedidos pela única empresa interessada e um empresário envolvido na corrida de 2023 a justificar que o espectáculo do ano passado deu um elevado prejuízo, alegadamente porque a ARCAS terá feito coincidir o horário da corrida com um concerto de Pedro Mafama.
Para esta quinta-feira, dia 15, realce no programa das Festas de Samora para a garraiada das tertúlias (16h30). Às 19h00 haverá entrada de toiros seguida de largada e, à noite, abre a feira de artesanato às 21h00. A animação estará a cargo de Bruno China e Maninho. Já na sexta-feira haverá nova entrada de toiros (19h00), seguida de largada.
À noite a animação conta com Sabor Flamenco, Ritmo da Noite II e Los Romeros. No sábado, o programa abre com provas de perícia de campinos (10h00). Ao final da tarde haverá passagem de toiros seguida de largada e à noite Festival de Folclore (grupos de Samora, Benavente, Vila Nova de Gaia e Olhão) e fado amador.
Já no domingo destaque para o Cortejo de Nossa Senhora de Alcamé (16h00) e para a Procissão Solene em honra da padroeira de Samora Nossa Senhora de Oliveira. À noite canta Soraia Ramos. Na segunda-feira, a fechar os festejos, haverá concerto com o grupo The Pilinha.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments