top of page
Afm_CUF_80anosVozribatejana_Banner_178x66mm_Cardiologia.ai (1).jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2025_Prancheta 1.jpg
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana-1-page-001.jpg

Só quatro das 60 vagas para médicos foram preenchidas

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 30 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

O “grande” concurso para contratação de novos médicos de família lançado, no início de Maio, pelo Ministério da Saúde, terá resultado na contratação de mais de 300 médicos, mas apenas quatro vão trabalhar nos centros de saúde da nossa região, a mais afectada do País pelo problema da falta de médicos.


Quer isto dizer que das 60 vagas abertas para a área do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo só quatro foram preenchidas e que a Unidade de Saúde de Alhandra continua sem médicos.


Das 60 vagas abertas para colocação de novos médicos de família nos centros de saúde dos concelhos de Alenquer, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira apenas quatro foram preenchidas na sequência do concurso lançado, em Maio, pelo Ministério da Saúde.


Em resposta ao Voz Ribatejana, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) explica que dois destes médicos já estão em funções e que os restantes dois começarão a trabalhar em Julho e Agosto, respectivamente.


Os quatro novos médicos vão integrar as unidades de saúde de Alenquer, Azambuja, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria, adiantou a ARSLVT ao Voz Ribatejana.


Mas isto significa, também, por um lado que a Unidade de Saúde de Alhandra vai continuar sem nenhum médico colocado, como já acontece desde final de Dezembro. E que 93 por cento das vagas abertas para esta região ficaram por preencher e, ao que tudo indica, sem candidatos interessados.


A área do Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) do Estuário do Tejo continua a ser a mais afectada do País pela falta de médicos de família, com 44, 7 por cento dos seus 240 mil utentes inscritos sem médico atribuído.


O número de utentes sem médico continuou a agravar-se nos últimos meses e subiu, no final de Maio, para 106 591. Também em Maio, o grande concurso lançado pela Autoridade Central do Sistema de Saúde (ACSS) abriu 60 vagas para esta região, 30 para o concelho de Vila Franca de Xira e outras 30 para os concelhos de Alenquer, Azambuja e Benavente.


No concelho de Vila Franca abriram-se vagas para as unidades de saúde de Alhandra (6), Forte da Casa (10), Póvoa de Santa Iria (7) e Vila Franca de Xira (7). E para os concelhos vizinhos abriram-se vagas para os centros de saúde de Alenquer (9), Azambuja (9), Benavente (6) e Carregado (6).


Só que, constata-se agora, quatro destes centros de saúde não vão receber mais nenhum médico, são os casos de Alhandra, Benavente, Carregado e Vila Franca. E os restantes quatro centros de saúde deverão receber um médico cada um.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


christmas-1089310_960_720_edited.jpg
IPDJ_Voz Ribatejanal_Banner_300x250-1_1ª fase - 3 a 9 de junho.jpg
Notas Soltas 2025-2.jpg
Amor de Peito2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita Sangue Forte da Casa 21JUN25.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page