Requalificação da Escola Básica e Secundária avança em Vialonga
- Jorge Talixa
- 3 de mai.
- 2 min de leitura

As obras de requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Vialonga avançam nas próximas semanas. O auto de consignação da empreitada foi assinado na segunda-feira e os trabalhos têm um prazo de execução de 18 meses. A escola continuará a funcionar num conjunto de monoblocos instalados para o efeito.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, lembrou os “avanços e recuos” do projeto a agradeceu a todos os que “lutaram para que esta obra hoje estivesse contratualizada e já a acontecer, uma vez que a escola já foi mudada aqui para o lado, para estes equipamentos” (monoblocos onde decorrem as aulas e atividades letivas durante a realização da obra, que implicam um investimento de 2,5 milhões de euros”.
O edil salientou que esta é “a maior empreitada de sempre no conjunto de obras que a Câmara Municipal vai fazendo e adjudicando”, representando um investimento total de 19,221 milhões de euros. O PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) financia 17,055 milhões de euros e o Município de Vila Franca de Xira assegura o restante valor de 2,165 milhões.
O presidente da Câmara lembrou que “é fundamental que se cumpram todos os prazos, tendo em conta que o financiamento dado pelo Governo é dos fundos europeus, e estamos com muito pouco tempo para executar a obra”, frisou, lembrando que terá de estar concluída até final de 2026.
A requalificação da EBS Vialonga inclui “mais espaços de convívio exterior cobertos, mais salas de aula, ampliação da biblioteca, criação de um espaço de arquivo e de um novo auditório” e cria condições para “diversificar a oferta letiva, com a introdução do ensino secundário regular ao ensino da via profissional que é ministrado naquele equipamento escolar”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana