- Joel Balsinha
Região pode receber 15 novos médicos de família
O Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES), de que fazem parte as unidades de saúde dos concelhos de Alenquer, Arruda Azambuja, Benavente e Vila Franca, deverá ter quinze novos especialistas de Medicina Geral e Familiar recém-formados.
A abertura de vagas realizada tinha por base responder à necessidade de falta de médicos na região. Os centros de saúde de Alverca, Alhandra, Vila Franca de Xira e Castanheira não estão contemplados nos postos de trabalho colocados a concurso pelo Ministério da Saúde.
A informação, avançada pela Secretária de Estado da Saúde, Fátima Fonseca, confirma que a esta altura estão mais de 270 médicos de família prontos a ser colocados e a iniciar funções no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Por cá, no concelho de Vila Franca de Xira, apenas a Póvoa de Santa Iria será reforçada com quatro especialistas na sua unidade funcional para fazer face à afluência. As unidades de saúde de Alenquer, Azambuja, Benavente e Carregado também deverão ser reforçadas.
No Parlamento, durante o mês de julho, na Comissão de Saúde, a governante atestou que o processo de escolhas no que se refere ao concurso de médicos de Medicina Geral e Familiar aberto a 17 de junho foi concluído, confirmando que “neste momento, prontos para ser colocados 272 novos médicos de medicina geral e familiar no sistema”.
As contratações expressam “um incremento bastante expressivo da cobertura de utentes com médicos de família”. Quanto ao método futuro de preenchimento de vagas que fiquem por ocupar foi referido que podem ser através dos procedimentos concursais a nível regional através das administrações regionais de saúde.
A Secretária de Estado da Saúde avançou que será uma medida adicional além do “concurso de segunda época em novembro ou dezembro, no imediato”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comentários