top of page
Loja G Site VR-page-001.jpg
300x250(4).png
seminario_redes_voz_ribatejana.jpg
VFXinMovingPictures_Digital_Voz_Ribatejana.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Reforço de meios aumenta resposta do Serviço de Oncologia


O Serviço de Oncologia do Hospital de Vila Franca de Xira está a registar um aumento muito significativo da sua resposta assistencial, com números de actividade já bastante superiores aos verificados em 2019, ano anterior à pandemia de covid-19. No primeiro semestre deste ano, o Serviço de Oncologia somou mais de 3800 consultas. O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) tem apostado no reforço dos meios e da capacidade de resposta do Serviço de Oncologia, especialmente com a contratação de mais profissionais especializados.


De acordo com a unidade hospitalar, os resultados são já bastante visíveis no aumento da actividade assistencial desenvolvida no último ano. “Este crescimento de atividade está patente no número de utentes tratados, no número de consulta efetuadas, no número de exames realizados e no número de sessões de Hospital de Dia de Oncologia”, sustenta o HVFX em resposta ao Voz Ribatejana, vincando que este desempenho é mesmo superior ao registado em 2019, o último ano antes da pandemia de covid-19, que limitou bastante a actividade assistencial desenvolvida.


Já a equipa de profissionais do Serviço de Oncologia mostra-se apostada em continuar a crescer e realça a qualidade e o espírito de equipa existentes. “No primeiro semestre de 2023 foram realizadas 3 815 consulta médicas para um total de 1069 utentes, um acréscimo face a 2019 ano em que se realizaram um total de 3 140 consultas”, sustenta o Hospital, frisando que também as sessões de Hospital de Dia de Oncologia “aumentaram face ao ano de 2019”, tendo-se realizado 3 424 sessões no primeiro semestre de 2023, face às 2 860 que tinham sido realizadas em 2019.


“O número de utentes em sessão de Hospital de Dia de Oncologia também registou um acréscimo de 649 no 1º semestre de 2019, para 730 no 1º semestre de 2023”, acrescenta a unidade hospitalar vila-franquense. A equipa do Serviço de Oncologia do Hospital de Vila Franca de Xira, curiosamente, é composta só por mulheres, com quatro médicas a tempo inteiro, apoiadas por duas enfermeiras e pessoal administrativo. “É um serviço que já existe há várias décadas no Hospital, mas que sempre teve alguns constrangimentos em termos de recursos humanos.


Mas, ao fim e ao cabo, deu sempre uma boa resposta à população desta área”, sustenta Ana Cláudia Monteiro, chefe do Serviço de Oncologia, frisando que quando chegou era um serviço com três médicos, mas apenas um a tempo inteiro e que, paulatinamente, os meios foram reforçados e dispõe, actualmente, de quatro médicas a tempo inteiro, havendo a intenção de continuar a reforçar a equipa. “Queremos continuar sempre a aumentar a qualidade e também podermos ter os nossos projectos”, conclui.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Voz-Rib-124x176mm_ONLINE-01.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita Sangue PSRIRIA 7out23.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page