Jorge Talixa
Recta do Cabo vai ter radares de velocidade média
O troço da Estrada Nacional 10 conhecido por Recta do Cabo (Vila Franca de Xira-Porto Alto) é um dos doze escolhidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para a colocação dos primeiros radares de velocidade média instalados em Portugal.
O novo sistema de “controle” de situações de excesso de velocidade deverá entrar em funcionamento já a 1 de setembro. De acordo com o Jornal de Notícias, serão instalados 37 novos radares em estradas de vários pontos do País, sendo que 12 destes sistemas se destinam ao controle da “velocidade média” e os restantes da “velocidade instantânea”.
No caso dos radares de velocidade média que serão instalados também nos extremos da Recta do Cabo, os aparelhos de radar medem o tempo gasto entre cada um deles, de modo a apurar se as viaturas ultrapassaram a média estipulada pela sinalização neste troço de 8, 5 quilómetros da EN 10 que liga Vila Franca de Xira ao Porto Alto. Trata-se, há muitos anos, de um dos troços das estradas portuguesas com maior índice de sinistralidade.
Embora as medidas entretanto tomadas tenham conseguido reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes ali ocorridos, certo é que muitos condutores insistem em não cumprir as regras, com velocidade excessiva e ultrapassagens mal calculadas, gerando riscos desnecessários e acidentes com alguma frequência.
Na região, também na Auto-estrada do Norte, nas proximidades de Santarém, serão instalados radares de velocidade média. Já no concelho de Benavente, na Estrada Nacional 119, será instalado mais um radar de velocidade instantânea.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments