• Jorge Talixa

Recta do Cabo e Mouchão da Póvoa recebem bandeiras negras


O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) vai colocar, este sábado, duas bandeiras negras em dois locais do concelho de Vila Franca de Xira com maiores problemas do ponto de vista ambiental. A iniciativa, integrada na campanha SOS Natureza, vai passar pelo parcialmente inundado Mouchão da Póvoa e pela Recta do Cabo, onde o PEV condena particularmente o atropelamento de muitos animais.


Estes são, assim, dois dos 40 “pontos negros” identificados pelo PEV que “ameaçam e comprometem a biodiversidade e a conservação da Natureza no nosso país”. A iniciativa arranca às 9h00 no cais da Póvoa de Santa Iria de onde parte uma visita ao que resta do Mouchão da Póvoa (em grande parte inundado), que “se encontra em risco de desaparecer devido à falta de obras de manutenção do dique protetor”.


Segue-se a passagem pela Recta do Cabo onde será colocada, cerca das 11h00, uma segunda bandeira negra junto ao cruzamento com a estrada de terra batida que dá acesso ao EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves), assinalando “a mortalidade que esta estrada representa para a fauna”. Os participantes concentram-se, depois, no Largo da Câmara de Vila Franca de Xira.


A campanha SOS Natureza arrancou em Março e tem percorrido todo o país. O problema do atropelamento de animais foi objecto de uma Resolução do Conselho de Ministros que recomenda a elaboração de planos de protecção em zonas mais afectadas e o desenvolvimento de campanhas de sensibilização da população entre outras medidas.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
christmas-1089310_960_720_edited.jpg

Contador de Visualizações