top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
Banner Salvaterra 25.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Projeto “Bata Branca” já soma mais 1000 consultas


O projeto “Bata Branca” desenvolvido no concelho de Azambuja contabilizava, no final de Julho, um total de 1022 consultas médicas realizadas. Fruto de uma parceria entre a Cerci Flor da Vida, o Município de Azambuja e os organismos da tutela da saúde, o projecto começou a funcionar em meados de Junho e visou minorar os problemas decorrentes da extrema falta de médicos de família nas unidades de saúde locais.


O Município de Azambuja “congratula-se com este balanço dos primeiros 42 dias de implementação de um projeto que veio minimizar os efeitos da enorme falta de médicos de família ainda existente no concelho” e sublinha que, nestes primeiros 42 dias de funcionamento do projecto, registaram-se, ainda, 152 referenciações hospitalares e 52 certificados emitidos.


“Este volume de atendimentos representa um investimento de, aproximadamente, 6 500,00 euros, por parte da Câmara Municipal, enquanto parceira do projeto no complemento à remuneração dos profissionais de saúde envolvidos.


De recordar que estas consultas Bata Branca foram implementadas, inicialmente, apenas no Centro de Saúde de Azambuja, e a 19 de julho passaram também a ser realizadas em Aveiras de Cima”, explica a autarquia azambujense, vincando que “esta medida permitiu aumentar a proximidade do serviço à população das freguesias do Alto Concelho”.


Actualmente, o programa conta com a participação de oito médicos e de uma enfermeira, e funciona de segunda-feira a sábado. “Desde 29 de julho este serviço foi ainda reforçado com a realização de teleconsultas, destinadas a utentes sem médico de família que se encontram em situação de dependência no domicílio e impedidos de se deslocarem.


Trata-se de mais uma importante resposta às necessidades de saúde reais de toda a comunidade”, salienta a Câmara de Azambuja, frisando que o Projeto “Bata Branca” foi concretizado no Concelho de Azambuja através do acordo de colaboração celebrado entre a CERCI-Flor da Vida de Azambuja, a ACSS-Administração Central do Sistema de Saúde, o ACES-Estuário do Tejo e o Município de Azambuja.


“Apesar de não ser uma solução foi, sem dúvida, uma boa medida, e a Autarquia continua empenhada no sucesso deste projeto, bem como em todas as frentes, sempre com o objetivo de garantir melhores cuidados de saúde à população”, acrescenta a câmara azambujense, lembrando que estas consultas “Bata Branca” funcionam apenas com marcação prévia.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comentarios


300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page