Jorge Talixa
Profissionais das associações de bombeiros reclamam “carreira”
Bombeiros profissionais de todo o País concentram-se, na tarde deste sábado, na Praça do Comércio, em frente do Ministério da Administração, em Lisboa. Pretendem reclamar a criação de uma carreira própria para os bombeiros profissionais que trabalham nas mais de 400 associações humanitárias de bombeiros voluntários do País e alertar para a necessidade de encontrar soluções para a sustentabilidade financeira destas corporações. A acção de protesto está a ser desenvolvida por um movimento criado por cinco comandantes de bombeiros, que garantem que se vai desenrolar de forma ordeira.
“A Operação por uma Carreira é um movimento de bombeiros(as) que nasceu nas redes sociais e esta operação é de paz, com o objetivo único de alertar os decisores políticos para uma velha injustiça que é feita aos Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias, motivado pela total ausência de uma carreira, de contratação coletiva, de salários dignos e de critérios de igualdade para com as demais forças de agentes de proteção civil”, sublinham os signatários da iniciativa e do movimento “Operação Carreira”, sublinhando, também, que estas associações “precisam de soluções financeiras e de legislação por parte do Estado para garantir que é feita justiça a estes profissionais”.
Os promotores explicam que, nesta vigília, os bombeiros profissionais das associações humanitárias estarão sem fardas e munidos de lanternas para “iluminar o Ministério da Administração Interna”, com “o único objetivo de ajudar os decisores políticos a encontrar um caminho de resolução esta problemática. O que pretendemos é que todos os partidos políticos e todas as associações representativas do setor se unam para que, de uma vez por todas, haja igualdade de carreira, de salários e de oportunidades neste setor”, referem.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments