Presidente da República inaugura “50 anos de humores” de António
“António: 50 anos de Humores” é o título de um conjunto de três grandes exposições que vão ser inauguradas, na tarde deste domingo, em Vila Franca de Xira. Reúnem os trabalhos mais marcantes dos 50 anos de carreira do vila-franquense António Antunes, conhecido no mundo do cartoon simplesmente por António.
A mostra organizada em Vila Franca de Xira está integrada no programa nacional das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá presidir à cerimónia inaugural. As três exposições ficarão patentes até 20 de Outubro no Museu do Neo-Realismo, na Biblioteca Municipal “Fábrica das Palavras” e no Celeiro da Patriarcal.
“O cartoon sem irreverência não é coisa nenhuma”, sustenta António, que se habituou a lidar com as principais figuras da vida portuguesa e da vida mundial e que, graças exactamente à sua irreverência, se viu envolvido em algumas “polémicas” de dimensão internacional, como foi o caso das reacções suscitadas pelo cartoon em que desenhou o Papa João Paulo II com um preservativo no nariz, aludindo às posições da Igreja sobre estas matérias.
O conjunto de exposições apresentado em Vila Franca de Xira, cidade onde António Antunes nasceu em 1953 e onde dirige, desde 1999, o conhecido Cartoon Xira, apresenta uma retrospetiva histórica da carreira de António, com uma selecção alargada dos desenhos mais representativos entre os milhares que o cartoonista já produziu ao longo de 50 anos.
António Antunes publicou o seu primeiro desenho, em Março de 1974, no jornal “República”. No final do mesmo ano iniciou uma colaboração com o jornal Expresso que tem marcado estes seus 50 anos de carreira.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana