top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Paredão derrubado “ameaça” prédios do Bairro da Mata


Um muro de suporte de terras das traseiras de prédios do Bairro da Mata está completamente tombado e as chuvas do Inverno ameaçam causar ainda mais problemas. O caso foi apontado em recente reunião camarária por um vereador do PSD. A Câmara está a elaborar um projecto de reabilitação do paredão, mas os procedimentos para execução da obra ainda podem demorar.


O alerta partiu do vereador David Pato Ferreira que, em recente reunião camarária, vincou que é urgente uma intervenção de reparação/recuperação do muro de suporte de terras existente nas traseiras de prédios do Bairro da Mata, nos arredores da cidade de Vila Franca de Xira.


A situação é geradora de preocupação, uma vez que o paredão em causa suportava a pressão de toda encosta sobranceira e as chuvas de Inverno podem gerar ali algum deslizamento de terras. A estrutura está, nesta altura, completamente derrubada, também pelo peso dos gabions (gaiolas metálicas com pedra) ali colocados. E dista meia-dúzia de metros das traseiras da fileira de dez prédios ali existente.


“Antes que aconteça ali alguma tragédia, é preciso fazer alguma coisa no muro de contenção do talude junto à serra do Bairro da Mata, que está a cair. Moram ali pessoas e é preciso ter muito cuidado com este muro. Estamos disponíveis para aprovar um orçamento retificativo, mas não devemos é demorar a intervir, porque as terras podem cair em cima das pessoas e podemos ter a questão do que foi feito ou não foi feito”, alertou o eleito da Coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT).


Já Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, observou que vai haver no orçamento municipal de 2023 uma verba para este tipo de situações de reparação de muros de contenção, que deverá abranger também a questão do Bairro da Mata.


Já na semana passada, em resposta ao Voz Ribatejana, o edil vila-franquense explicou que os serviços municipais já estiveram no local e que está em elaboração um projecto de reabilitação daquele muro de suporte de terras. “O projecto de execução está praticamente concluído para repararmos o muro.


Pedi para avançar, mas entre o projecto e o concurso de obra é provável que os trabalhos não arranquem ainda este ano”, prevê Fernando Paulo Ferreira, frisando que será uma empreitada de obras públicas que tem que obedecer às regras e prazos legais, mas que poderá ser invocada uma situação de urgência. Segundo o edil, o concurso propriamente dito deverá avançar até final do ano.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Comments


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page