top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Operador ilegal de resíduos pode sofrer coimas de milhares de euros


Um idoso residente no concelho de Arruda dos Vinhos foi detectado e identificado pela GNR quando procedia a trabalhos de desmantelamento e reparação de automóveis num terreno sem ter licenciamento para o efeito. O caso motivou o levantamento de autos de contraordenação relacionados com nove infracções detectadas e o proprietário do espaço está sujeito a coimas que poderão ir até aos 20 mil euros.


Segundo a GNR, o Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Vila Franca de Xira detectou, no dia 22, “um operador ilegal de gestão de resíduos, no concelho de Arruda dos Vinhos”. No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares detectaram, num terreno do concelho de Arruda, 17 veículos em fim de vida, “assim como algumas viaturas desmanteladas, peças de automóvel, motores e pneus”.


No local, a GNR identificou um homem de 70 anos, que ali “procedia ao desmantelamento, reparação e manutenção de veículos ligeiros”. A fiscalização realizada pelo SEPNA da GNR detectou, depois, nove infrações à Lei, entre elas a falta de licenciamento para esta actividade, o desenvolvimento de operação de gestão de resíduos não autorizada, incumprimento da obrigação dos operadores de gestão de resíduos de garantir o seu correto acondicionamento e não encaminhamento de Veículos em Fim de Vida.


“Os autos de contraordenação elaborados, com o valor mínimo das coimas entre os 2000 euros e os 20 000 euros, serão enviados para a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT)”, acrescenta a GNR, vincando que “através destas ações de fiscalização” pretende


“evitar e reduzir os riscos para a saúde humana e para o ambiente, garantindo que a gestão de resíduos seja realizada recorrendo a processos ou métodos que não sejam suscetíveis de gerar efeitos adversos sobre o ambiente, nomeadamente poluição da água, do ar, do solo, afetação da fauna ou da flora, ruído ou odores ou danos em quaisquer locais de interesse e na paisagem”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Comentarios


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page