Jorge Talixa
Obra do novo tribunal deve avançar em 2025
O concurso para a construção do novo tribunal de Vila Franca de Xira deverá ser lançado até final deste ano, segundo compromisso assumido, esta quarta-feira, pela ministra da Justiça, em reunião com o presidente da Câmara vila-franquense.
Fernando Paulo Ferreira entregou à governante o projeto final de execução do novo Palácio da Justiça de Vila Franca de Xira, que vai ser construído em terrenos do antigo complexo da Marinha, a sul da cidade sede de concelho.
Orçada em cerca de 13 milhões de euros, a obra envolve a construção de um edifício de quatro pisos com uma área total de 7500 metros quadrados. Deverá centralizar os juízos de trabalho, comércio e criminais e terá capacidade para 650 pessoas entre utentes, magistrados e funcionários.
“Representa um passo importantíssimo para o concelho, que há muito aguarda por esta obra”, observou Fernando Paulo Ferreira, adiantando que “o Governo tem agora condições para avançar com a construção do edifício, para dar aos magistrados, funcionários e aos cidadãos melhores condições para o exercício e acesso à Justiça.”
A ministra Rita Alarcão Júdice prometeu visitar o antigo tribunal em Setembro e avançar, depois, com o lançamento do concurso para o novo tribunal.
A Câmara de Vila Franca de Xira diz já ter investido 357 mil euros neste processo (projecto e demolição de edifícios existentes no local) e vai assegurar também as obras de infraestruturas, arruamentos, estacionamentos e espaços verdes, num montante total da ordem de 1, 5 milhões de euros.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments