Obra de 21 milhões avança na ponte de Vila Franca de Xira
- Jorge Talixa

- 19 de jun.
- 2 min de leitura

As obras da grande empreitada de reabilitação da Ponte Marechal Carmona de Vila Franca de Xira vão arrancar nas próximas semanas. A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou nos últimos dias esta empreitada de 21,5 milhões de euros, que tem um prazo de execução de 900 dias.
A intervenção “permitirá reforçar a resistência sísmica e prolongar a vida útil da ponte e dos respectivos viadutos de acesso”, frisando a IP que a Ponte Marechal Carmona (Estrada Nacional 10) é “uma infraestrutura estratégica para a mobilidade entre os concelhos de Vila Franca de Xira e Benavente” e para toda a região.
Os trabalhos “abrangem a reabilitação dos viadutos das margens esquerda e direita, da estrutura principal da ponte, dos sistemas de iluminação, das infraestruturas técnicas de telecomunicações, dos sistemas de protecção e ligação à terra, bem como das condutas da EPAL existentes na infraestrutura”.
Segundo a IP, a empreitada “inclui ainda o reforço sísmico da ponte através da instalação de novas juntas estruturais, a melhoria das condições de impermeabilização e pavimentação do tabuleiro, a substituição e reforço de equipamentos de segurança, a reabilitação dos guarda-corpos e a modernização das redes eléctricas e de iluminação”.
Os trabalhos, assegura a Infraestruturas de Portugal, “serão desenvolvidos de forma faseada, permitindo manter a circulação rodoviária durante a maior parte da execução da obra. Sempre que necessário, poderão ser implementados condicionamentos temporários e restrições pontuais do número de vias disponíveis, devidamente comunicados aos utilizadores”.
Esta intervenção deverá “assegurar a preservação e modernização de uma das mais importantes travessias rodoviárias do rio Tejo, garantindo melhores condições de segurança e fiabilidade para os milhares de utilizadores que diariamente utilizam esta ligação”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana









.jpg)




