Jorge Talixa
Obra da EBS de Vialonga já tem acordo assinado
O protocolo para a execução da obra de requalificação e ampliação da Escola Básica dos 2o. e 3 o. Ciclos e Secundária de Vialonga foi assinado, nesta terça-feira, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).
O acordo foi subscrito pelo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, numa cerimónia em que estiveram também presentes o primeiro-ministro Luís Montenegro e o ministro da Coesão Castro Almeida.
A candidatura para a requalificação e ampliação da Escola Básica 2,3 e Secundária de Vialonga (EBS) envolve um investimento total 19,221 milhões de euros, que será financiado em cerca de 17 milhões pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
A Câmara de Vila Franca de Xira deverá assegurar o valor restante, na ordem de 2,165 milhões de euros. Fernando Paulo Ferreira, presidente da edilidade vila-franquense, sublinhou que este projeto “representa um contributo de grande relevância para suprir as necessidades educativas da freguesia de Vialonga e do concelho de Vila Franca de Xira”.
A requalificação da Escola vai permitir passar de 47 para 57 salas de aula, aumentando a capacidade de alunos de 1316 para 1596. Esta intervenção irá possibilitar, também, o alargamento da oferta letiva, “considerando que atualmente apenas existe o ensino secundário na via profissional e passará a existir capacidade para o ensino secundário regular”.
Serão igualmente adicionadas novas valências como um auditório, um campo de jogos coberto e uma sala de ginástica. Fernando Paulo Ferreira já disse em sessão camarária que o concurso para a obra deverá ser lançado ainda este ano.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
コメント