top of page
Banner VozRibatejana_Digital_178x66mm(1).jpg
Torricado Benavente_edited.jpg
Voz_Rib-178x66mm.jpg
Buscar

Novo prédio de 4 pisos contestado em Alhandra

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 2 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Um novo prédio de quatro pisos em fase inicial de construção está a gerar controvérsia em Alhandra. Moradores das proximidades contestam a volumetria para ali autorizada pela Câmara de Vila Franca de Xira e há mesmo quem fale de “monstro urbanístico”.


A Câmara garante que está tudo dentro das regras, considerando que há outros edifícios de quatro pisos na mesma rua. “Monstro urbanístico” é a expressão utilizada por alguns alhandrenses para descreverem um novo prédio que está em fase inicial de construção na Rua dos Avieiros, próximo do bairro de pescadores de Alhandra.


Com uma área de implantação de cerca de 1043 metros quadrados e com quatro pisos para fins de habitação, o edifício insere-se nos programas municipais de apoio à reabilitação urbana. Mas alguns moradores vizinhos não concordam com a volumetria autorizada pela autarquia.


É o caso de Catarina Figueiredo, que considera que esta “é mais uma construção desproporcional em Alhandra” e diz que não entende como é que a Câmara aprova projectos com estas características. “Desta vez, um prédio com mais de doze metros de altura começou a ser construído junto a moradias de um e dois pisos, onde prevalecem casas de pescadores.


Como é que este tipo de construção é aceite e autorizado pela câmara e que tipo de indeminização é feita aos lesados que perdem a luz solar, a tranquilidade e a privacidade”, sustenta a moradora. Já a Câmara de Vila Franca de Xira, em resposta ao Voz Ribatejana, confirma que tem conhecimento da construção e das características do edifício que vai ser construído no gaveto sito na Rua D. Tomás de Almeida (n.ºs 2, 4, 6 e 8), tornejando com a Rua dos Avieiros, em Alhandra”.


De acordo com a autarquia, “os trabalhos a decorrer encontram-se licenciados através do processo ARU (Área de Reabilitação Urbana), para o qual foi emitido o alvará de construção, válido por 18 meses, de janeiro de 2023 a julho de 2024”.


Trata-se, prossegue a Câmara, de “um edifício composto por 4 pisos, sendo o piso térreo destinado a estacionamento e habitação e os restantes (1, 2, 3) totalmente afetos à habitação”, que, afiança a autarquia, cumpre o Regulamento Geral de Edificações Urbanas.


Na resposta ao Voz Ribatejana, a Câmara vila-franquense acrescenta que, “após deslocação ao local, verificou-se que na envolvente próxima existem vários edifícios também estes com 4 pisos, pelo que o edifício proposto, e em fase de construção, se integra na envolvente contruída da rua onde se insere”, conclui a autarquia.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


christmas-1089310_960_720_edited.jpg
SGMAI_Imprensa Digital Regional e Local_Voz Ribatejana.png
Comemoracoes do 25 Abril - ADR Cachoeirense2.jpg
Raposas IMG-20250204-WA0015-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 28 de abril.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page