Jorge Talixa
Novas instalações da Escola No. 2 inauguradas em Alhandra
As obras de requalificação e ampliação da Escola Básica n.o 2 de Alhandra foram inauguradas, na manhã desta segunda-feira, numa cerimónia que contou com a presença de Fernando Paulo Ferreira (presidente da Câmara de Vila Franca de Xira) e de Maria João Luís (encenadora, actriz e antiga aluna daquele estabelecimento).
As obras realizadas na que já foi também conhecida por “Escola das Meninas” envolveram um investimento total de 1, 6 milhões de euros (620 mil euros provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e 980 mil euros da responsabilidade do Orçamento Municipal), que permitiram “a remodelação geral da construção existente e a criação de um novo edifício de dois pisos, numa área total de cerca de 1.200 metros quadrados”, sublinha a edilidade.
“Esta escola faz uma ponte entre o passado e o futuro, e prova que este encadeamento de tempo não significa que as coisas percam importância, e se destruam, só porque se alteram”, sublinhou Fernando Paulo Ferreira. “Conseguimos aproveitar o que é um edifício centenário e conseguimos ampliá-lo no sentido de resolver alguns problemas existentes, nomeadamente o facto de as crianças ainda terem aqui horário duplo, quando no resto do concelho já tínhamos escola a tempo inteiro.
Portanto terminamos aqui, com esta inauguração, as situações de horários duplos e terminamos em todo o Concelho, é um momento histórico e importante”, afirmou o presidente da Câmara vila-franquense. Nesta intervenção estão, ainda, ainda contempladas duas Salas para Atividades Extracurriculares (com interligação entre elas), Biblioteca, Sala de Docentes, Sala Polivalente, Refeitório e Copa, Gabinete Médico, Sala de Pessoal não Docente e uma “Sala do Futuro”, equipada com material pedagógico moderno e interativo.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Commentaires