top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2024_Prancheta 1.jpg
Banner Festas Alverca.png
  • Foto do escritorJorge Talixa

Moradores do Sobralinho não querem estacionamento em zona verde


Sessenta e dois moradores do Largo Sttau Monteiro subscreveram um abaixo-assinado contra o projecto da Câmara, que pretende instalar uma nova bolsa de estacionamento nesta zona do Sobralinho. Os habitantes não querem perder a zona verde ali existente, mas a edilidade argumenta que o espaço verde já é utilizado muitas vezes para estacionamento desordenado.


O presidente da Câmara vila-franquense prometeu, todavia, analisar a exposição dos moradores. Armando Corte-Real Gonçalves, em representação dos moradores, entregou à Câmara um abaixo-assinado com 62 assinaturas.


“É um abaixo-assinado de 62 moradores do Largo Sttau Monteiro, que tem 40 fogos, com uma carta em que tentamos evitar a destruição de uma linda praceta para serem criados tão só oito lugares de estacionamento”, explicou Armando Gonçalves, lendo a carta onde os moradores requerem esclarecimentos e manifestam “o seu profundo descontentamento e veemente oposição” à intenção camarária.


“Não se encontram suficientes justificações para a necessidade de destruir esta área verde ali existente”, prossegue o documento, reclamando a ponderação de localizações alternativas para esta bolsa de estacionamento.


No entender dos moradores, a eventual eliminação desta área verde vai “acentuar o défice de espaços verdes na vila do Sobralinho” e a artificialização dos espaços urbanos, “diminuindo a qualidade de vida” da zona envolvente.


“Não se compreende que dêem prioridade aos automóveis em detrimento do bem-estar dos vossos fregueses e munícipes”, criticam os subscritores da carta e do abaixo-assinado, considerando que esta ideia de instalar uma bolsa de estacionamento na área do espaço verde é de “duvidosa legalidade” e que “há alternativas para criar zonas de estacionamento”.


Também o munícipe Paulo Ramos Gomes abordou o assunto na reunião camarária, considerando que “não é boa aplicação de dinheiros públicos apenas para oito lugares de estacionamento. Destruir uma zona verde tão preciosa obrigará os lesados a recorrerem a todos os meios legais para a defesa dos moradores.


Não consigo entender esta ideia de destruir esta zona verde”, acrescentou o morador. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, aceitou o pedido de reunião formulado pelos moradores e prometeu analisar o abaixo-assinado e agendar a reunião.


“Vamos analisar e ter em conta as vossas preocupações. Vamos ver depois. O projecto não está concluído, estamos a ultimá-lo”, observou o edil. José João Oliveira, vereador da CDU, vincara antes que este projecto idealizado para o Sobralinho está a gerar “forte contestação” dos moradores e quis saber de que projecto se trata exactamente e se está suportado em alguma deliberação camarária.


Fernando Paulo Ferreira explicou, depois, que esta questão está inserida num projecto mais vasto “no sentido de criar condições de pedonalidade naquela zona do Sobralinho e de regularizar o estacionamento naquela área”. De acordo com o presidente da Câmara, trata-se de uma rua “em que o estacionamento é feito em cima dos passeios, impedindo os peões de circular.


A zona verde não é uma zona verde consolidada, porque os moradores usam a zona verde par estacionar viaturas, nomeadamente em estacionamento de longa duração. O projecto está em fase final e logo que esteja concluído remeteremos aos gabinetes dos vereadores”, prometeu o edil.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comentários


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
Romaria Alcame-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

15jun24 Colheita de Sangue Alhandra.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page