Jorge Talixa
Moradores criticam “abandono” da Fonte de São Romão
A falta de limpeza, a erva e o mau estado geral da histórica Fonte de São Romão está gerar reclamações de moradores do Bom Sucesso, em Alverca. A Junta de Freguesia explica que aguarda uma intervenção dos SMAS para depois fazer uma limpeza de fundo daquela área.
Moradores do Bom Sucesso (Alverca) denunciam o estado de “abandono” a que entendem que está votada a histórica Fonte de São Romão, um dos mais importantes elementos do património local.
Há mesmo quem recorde que a fonte esteve em muito mau estado até 2003, altura em que no âmbito da construção de um prédio, o urbanizador Gilberto Casquinha assumiu a reabilitação da Fonte de São Romão e da zona envolvente.
O problema é que o espaço volta a estar muito degradado, conforme ilustra a foto que publicamos. Cláudio Lotra, presidente da Junta da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho, disse, ao Voz Ribatejana, que a autarquia local faz limpezas regulares daquela área, mas que aguarda uma intervenção dos SMAS para o fazer.
“Temos pedido o apoio dos SMAS para uma série de situações de entupimentos e roturas em fontanários. A Fonte de São Romão é das mais antigas e tem tido alguns problemas. OS SMAS estiveram há poucos dias a reparar os jogos de água da Quinta da Vala.
Aguardamos que o façam também o desentupimento da Fonte de São Romão, para fazermos depois uma limpeza de fundo da Fonte de São Romão”, refere Cláudio Lotra, frisando que faz sentido fazer esta manutenção do espaço da fonte só depois da intervenção dos SMAS.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments