top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Memorial, mural e debates na Póvoa e no Forte


As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril organizadas na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa arrancaram já em Março e prolongam-se até Setembro. Envolvem múltiplas iniciativas da Junta e da Assembleia de Freguesia, mas também actividades do movimento associativo local.


Colóquios, cinema, música, desporto, exposições, debates, mas também fogo de artifício e a inauguração de um memorial de homenagem aos autarcas locais, marcam as comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e do Forte da Casa.


O programa arrancou em Março com um colóquio-debate com antigos e a com a actual presidente da Junta de Freguesia. No passado fim-de-semana foram inauguradas três exposições, uma de trabalhos realizados por alunos do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa (Centro Comercial Olival Parque), outra intitulada “O Forte da Casa Após o 25 de Abril” (Mercado do Forte) e uma terceira com trabalhos efetuados nas instituições da freguesia (Centro Comercial Galeria da Póvoa).


No dia 21 haverá aula aberta de zumba no Centro Popular de Cultura e Desporto e torneio de sueca na sede da Associação de Moradores do Bairro Soda Póvoa. Depois, a 22, inaugura, a exposição “Memórias de Abril” com trabalhos realizados pelos Alunos do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, que ficará patente no Centro Comercial Serra Nova.


“25 de Abril a 24 de Abril” é a proposta do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, para a manhã de dia 24, na Avenida Dom Vicente Afonso Valente. E, já na noite de 24, haverá sessão solene comemorativa, com intervenções das forças políticas com assento na Assembleia de Freguesia, no Quartel dos Bombeiros da Póvoa.


A sessão integra, ainda, poesia pelo Grupo de Poesia “Poesia no Palácio”, homenagem pública às associações da freguesia e concerto da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria. Para as 24h00 está marcado o lançamento de fogo de artifício. Já na manhã de dia 25 realiza-se uma cerimónia de deposição de flores junto aos Monumentos ao 25 de Abril e, à tarde, é inaugurado um Memorial aos Autarcas no Cemitério Municipal da Quinta da Piedade.


No dia 26, junto à Piscina Municipal do Forte da Casa, será inaugurado um Mural Comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril, com a participação do artista local João Pereira, de alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária do Forte da Casa e de utentes da ASSAF (Associação de Solidariedade Social de Apoio à Família), do IAC (Instituto de Apoio à Comunidade), da ARIPFCA (Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas do Forte da Casa) e da CerciPóvoa.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page