Jorge Talixa
Maternidades em funcionamento alternado até Março
Oito das 13 maternidades públicas da Região de Lisboa e Vale do Tejo vão funcionar num sistema rotativo/alternado pelo menos até final de Março. A medida foi ensaiada nos fins-de-semana de Natal e Ano Novo e o balanço foi bastante positivo. A maternidade de Vila Franca de Xira é uma das abrangidas e parece, pelo menos por agora, afastado o risco de encerramento do serviço.
De acordo com Fernando Araújo, director-executivo do Serviço Nacional de Saúde, este modelo de funcionamento alternado manter-se-á pelo menos até final de Março, com o objectivo de tentar, entretanto, reforçar os respectivos quadros de profissionais.
Fernando Araújo optou por este sistema de funcionamento alternado e prometeu divulgar atempadamente um plano de funcionamento para o primeiro trimestre, de modo criar “previsibilidade” e coordenar uma operação estável.
"O objetivo é termos uma resposta consistente e evitar que as grávidas estejam, até à última hora, a tentar perceber se aquele local vai estar aberto ou não", explicou o director-executivo do SNS. Já no dia 13 foi divulgado o plano de funcionamento para os primeiros três meses de 2023, com oito das maternidades da região divididas por dois grupos.
Um composto pelos blocos de partos de Santarém, Vila Franca de Xira, Amadora/Sintra e Setúbal e o outro constituído pelos blocos de partos de Abrantes, Caldas da Rainha, Loures e Barreiro. Significa isto que entre as 8h00 horas de cada sexta-feira e as 8h00 de cada segunda-feira funcionarão ora um destes grupos ora o outro.
Ficou assim definido que nestes períodos de fim-de-semana, a maternidade de Vila Franca estará aberta de 27 a 29 de Janeiro, de 10 a 12 de Fevereiro, de 24 a 26 de Fevereiro, de 10 a 12 de Março e de 24 a 26 de Março. Nos restantes fins-de-semana deste primeiro trimestre estará encerrada. Durante os restantes dias de semana terá um funcionamento em regime normal.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana
Comments