top of page
VozRibatejana.gif
Mes Enguia.jpg
Voz_Rib_178x66mm-01.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Música, sessão solene e desporto nas comemorações de Abril


As comemorações dos 49 anos da Revolução de Abril promovidas pela Câmara de Vila Franca de Xira em articulação com a Assembleia Municipal, com as juntas de freguesia e com o movimento associativo local decorrem ao longo de todo o mês de Abril. Realce para a sessão solene da manhã de dia 25, que este ano se realiza no Parque Urbano da Flamenga, em Vialonga.


De acordo com o Município vila-franquense, estas iniciativas “marcam o início de uma programação mais alargada, que irá decorrer ao longo do próximo ano e que culminará com a celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos”. O programa concelhio arrancou no dia 1, com a inauguração do Cartoon Xira, kenpo e aula de zumba solidária.


Prosseguiram no dia 15 com a inauguração, no Museu do Neo-Realismo, da exposição “Sidónio Muralha-Caminho Insubmisso”. E um espectáculo do XI Ciclo de Requiem Coimbra 2023 no auditório do Ateneu Vilafranquense. Ontem, dia 22, foi inaugurada a exposição “António Faria - Sopro de Luz”, na Galeria Sem Palavras da Fábrica das Palavras de Vila Franca de Xira.


E, no mesmo dia, foi apresentado, o livro “São flores de Amor, os Cravos de Abril” de Lídia Praça. Paralelamente decorre uma Semana Aberta de yoga, organizada pela Áshrama - Associação de Yoga com actividades em Alverca e Vila Franca de Xira. Na noite de dia 24, o auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense acolhe o espectáculo “Rumo ao Meio Século de Abril”, um concerto comemorativo do 25 de Abril com direção musical de Telmo Lopes.


E, na manhã de dia 25 (11h00), no Parque Urbano da Flamenga, em Vialonga, realiza-se a Sessão Solene comemorativa do 49º. aniversário do 25 de Abril de 1974 promovida pela Assembleia Municipal vila-franquense. Antes, às 09h00, tem início a Corrida pela Liberdade (passeio, corrida e BTT), com partidas no Centro Interpretativo das Linhas de Torres no Forte da Casa e organização liderada pelo Centro Popular de Cultura e Desporto da Póvoa de Santa Iria.


Já em Vialonga realiza-se o Torneio de Futsal 25 de Abril (Parque Urbano da Flamenga), organizado pelo Grupo Desportivo Os “Patuscos” de Vialonga. Em Vila Franca de Xira, a partir das 9h30, o Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes promove uma Cerimónia de Homenagem aos Combatentes Vila-franquenses, junto ao Monumento aos Combatentes do Concelho de Vila Franca de Xira no Parque Urbano Dr. Luís César Pereira. Em Povos, a Junta de Vila Franca organiza um conjunto alargado de actividades para todas as idades.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


CL24_BannerVR_84x135mm (1).jpg
Eleicoes_Imprensa_Digital_Regional_Mrec_300x250_VÁRIOS.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

Contador de Visualizações

VR Solidário

Cartaz Colheita PSIRIA2mar24.jpg
bottom of page