Jorge Talixa
Lar e centro de dia da APS avançam na Vala do Carregado
A Associação de Promoção Social (APS) da Castanheira do Ribatejo está a construir uma unidade de apoio à terceira-idade na Vala do Carregado. A obra, estimada em 1, 091 milhões de euros, criará condições para acolher 20 idosos na valência de lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) e para apoiar mais 10 idosos na vertente de centro de dia.
O projecto conta com um financiamento de 582 mil euros do Instituto de Segurança Social (equivalente a 75% do valor total elegível de 776, 2 mil euros) e será comparticipado em 194 mil euros pela Câmara de Vila Franca de Xira. O protocolo de apoio da autarquia foi celebrado, no dia 2, no edifício da Vala do Carregado que vai ser, agora, adaptado às funções de lar e centro de dia.
José Nunes, presidente da direção da APS, prometeu que este será “um projeto com qualidade, porque gostamos de fazer bem feito”. A instituição com sede na Castanheira do Ribatejo acolhe cerca de 630 crianças e presta, também, ajuda alimentar a 300 pessoas, entre outras respostas sociais.
O objectivo de alargar a sua actividade ao apoio à terceira-idade já tem alguns anos e a instituição conseguiu, agora, condições para o concretizar. José Nunes prefere chamar a esta nova valência da APS “centro de juventude acumulada” e sustenta que é “uma obra para ter continuidade”.
“Este é um daqueles momentos em que os presidentes de câmara gostam de participar porque estamos a ver a obra a acontecer e estamos a colaborar com ela”, observou, por seu turno, Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, na cerimónia que decorreu no interior das futuras instalações. O edil sublinhou que a “APS da Castanheira é um exemplo” pela capacidade de desenvolver este projeto.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comentarios