Iniciados do Alverca na luta pelo título nacional
- Jorge Talixa
- 8 de fev.
- 2 min de leitura

A equipa de iniciados do Futebol Clube de Alverca ganhou, este sábado, no campo do Futebol Clube do Porto por 2-1 e assumiu a liderança isolada da fase de apuramento do campeão nacional. Depois da expressiva vitória, por 4-1, frente ao Rio Ave, na primeira jornada desta fase final, o Alverca tinha deslocação difícil o terreno do Porto, que partilhou o primeiro lugar da Série Norte com o Vitória de Guimarães.
O Alverca foi quarto na série sul, atrás de Benfica, Sporting e Belenenses. O jogo deste sábado começou com maior domínio do Porto, que pressionava alto e complicava as saídas de bola do Alverca. Foi assim que, ao minuto 19, a bola ressaltou na defesa ribatejana e Abdul Cassamá atirou forte, de fora da área, fora do alcance do guardião Tiago Ribeiro, fazendo o 1-0.
Reagiu bem o Alverca que, paulatinamente, foi conseguindo mais posse de bola e empurrar o Futebol Clube do Porto para o seu meio-campo. A equipa alverquense mostrava-se muito personalizada e assertiva nas trocas de bola, mas raramente criava perigo. Só que no último minuto da primeira tudo mudou.
O guarda-redes do Alverca lançou Leonam em profundidade, o jovem avançado brasileiro isolou-se, acabou por chocar com o guarda-redes nortenho e a bola sobrou para Francisco Araújo, que, perante a baliza deserta, fez o golo da igualdade. Alguns elementos da defensiva do Porto reclamaram e Salvador Garcia excedeu-se, viu o segundo amarelo e foi expulso.
Com mais um elemento, o Alverca partia em vantagem para o segundo tempo. Logo na primeira jogada, Leonam esteve perto de fazer o 1-2. Mas a partir daí o Futebol Clube do Porto mostrou arreganho e vontade de jogar de igual para igual e criou mesmo algumas jogadas de perigo. O Alverca respondia a contento e, nos dez minutos finais, começou a dar mais Alverca, com alguma quebra física também da equipa portista.
Até que, ao minuto 76, na sequência de um lançamento lateral, Vicente Silva entrou na área e foi derrubado. Grande-penalidade para o Alverca que André Brito converteu com um remate bem colocado. Foi grande a desta dos alverquenses, que controlaram a partida até final e garantiram os três pontos.
Com este resultado, o Alverca soma seis pontos, seguido por Guimarães com 4 e por Sporting (menos um jogo), Braga e Porto com 3. No próximo domingo, o Alverca recebe o Sporting numa poule final com dez equipas e dezoito jornadas.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana