top of page
banner_voz_ribatejana(5).jpg

press to zoom

press to zoom
1/1
  • Jorge Talixa

Hospital cria novo serviço de “Consulta Aberta”


O Hospital de Vila Franca de Xira criou um novo serviço de “Consulta Aberta”, com o objectivo de tentar reduzir a pressão sobre as urgências hospitalares que, previsivelmente, se vai agravar no Inverno. Os utentes que se dirijam à urgência e sejam classificados como “verdes” ou “azuis” (situações menos graves) serão convidados a recorrer à “Consulta Aberta”, que funciona nos dias úteis das 18h30 às 22h00.


A opção por continuar na urgência ou seguir para a “Consulta Aberta” é do utente. A pressão sobre os serviços de urgência do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) está a aumentar e, no âmbito do Plano de Contingência Sazonal - Inverno, a unidade hospitalar que serve 250 mil habitantes da região criou a designada “Consulta Aberta”.


O novo serviço, que está a funcionar desde dia 7, “destina-se a doentes não urgentes, que podem optar pelo atendimento em Consulta Aberta como alternativa ao atendimento no Serviço de Urgência de Adultos”.


Os utentes que optem pela “Consulta Aberta”, de acordo com o HVFX, têm acesso a consulta de enfermagem, consulta médica e terão acesso, igualmente, “a meios de diagnóstico como análises, RX e outros exames complementares que o médico entenda serem necessários, tal qual como nos Serviços de Urgência”.


A adesão à modalidade de “Consulta Aberta” é voluntária e depende exclusivamente da vontade do utente, acrescenta o Hospital de Vila Franca de Xira, vincando que este serviço funciona, nos dias úteis, das 18h30 às 22h00.


“Esta medida, avançada pelo Conselho de Administração do HVFX,EPE, tem por objetivo descongestionar os Serviços de Urgência do Hospital de Vila Franca de Xira, sobretudo nos meses de Inverno e em que se regista uma maior afluência de utentes ao Serviço de Urgência de Adultos do Hospital”, acrescenta a unidade hospitalar.


O Voz Ribatejana solicitou mais alguns esclarecimentos sobre o modelo de funcionamento desta “Consulta Aberta” e o HVFX explica que se destina “aos utentes que se dirijam ao Serviço de Urgência Geral de Adultos e sejam triados com uma das cores de atendimento não urgente (azul ou verde).


Nestes casos, os profissionais de saúde convidarão o utente a deixar a Urgência e a aderir à referida Consulta Aberta, nos períodos em que esta funcione (dias úteis, das 18h30 às 22h00”, refere o Hospital, vincando que o utente que opte pela Consulta Aberta “fica isento do pagamento de quaisquer taxas moderadoras” e que, se no decorrer da Consulta Aberta, “o médico que atender o utente considerar que este tipo de resposta não corresponde ao mais adequado para a situação clínica daquele utente reencaminha-o para a resposta mais apropriada com a prioridade que resulte da análise clínica que fez”.


O HVFX sublinha, ainda, que “o utente adere, se for essa a sua vontade, à Consulta Aberta apenas quando a triagem que lhe é efetuada não corresponder a nenhuma das cores de atendimento urgente (amarelo, laranja ou vermelho)”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Tags:

Banner VozRibatejana_178x66mm_AF(2).jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
300x250.jpg
14878_IMT_Voz Ribatejana_300x250.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

press to zoom

press to zoom
1/1

VR Solidário

Cartazes datas JAN 2023.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page