top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
CMB 252x115-2.jpg
Banner Salvaterra 25.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Greve no Hospital de Vila Franca com adesão elevada


Sindicatos dos Enfermeiros e dos Trabalhadores em Funções Públicas convocaram uma greve para a manhã desta quinta-feira no Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX). A paralisação teve uma adesão “expressiva”, reconhecida pela administração hospitalar, que explicou que os serviços mais afectados foram o Bloco Operatório, a Imagiologia e os Exames Especiais.


A paralisação foi convocada pelos dois sindicatos para este dia 1 de Junho, assinalando de alguma forma a passagem de 2 anos sobre o regresso do HVFX à gestão directa pública. Incluiu, também, uma concentração de trabalhadores em frente da entrada principal do hospital.


“A exigência da contratação urgente de profissionais, as 35 horas de horário semanal e a igualdade de direitos são as principais reivindicações” das duas organizações sindicais, que exigiram “a regulamentação dos horários de trabalho, aplicando as 35 horas de trabalho por semana, incluindo para as novas contratações”.


Reclamaram, também, o efectivo pagamento de todas as horas/turnos extraordinários, o direito à progressão na carreira e a contratação “urgente” de mais profissionais. A administração do Hospital de Vila Franca de Xira constatou, por seu turno, que a paralisação resulta em grande medida da reivindicação dos profissionais de adesão ao horário das 35 horas semanais.


“Relembra-se que o Hospital de Vila Franca de Xira, EPE tem este processo fechado, encontrando-se a aguardar a devida autorização do Ministério das Finanças para a implementação deste mesmo horário de 35 horas semanais”, garantem os responsáveis do HVFX.


O conselho de administração do Hospital reconhece que “a greve teve uma adesão expressiva”, sendo “mais afetados” os serviços de Bloco Operatório, Imagiologia e Exames Especiais. “Os grupos profissionais com maior adesão à greve são profissionais de enfermagem, assistentes técnicos e assistentes operacionais.


A atividade médica que não depende destes grupos profissionais decorreu com normalidade. Como habitualmente, os utentes afetados por esta greve serão remarcados para novas datas”, conclui o Hospital.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Comments


300x250px_banner.png
Bombeiros VFX2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page