top of page
VozRibatejana.gif
Mes Enguia.jpg
Voz_Rib_178x66mm-01.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Greve de enfermeiros com adesão de 88 por cento no Hospital de Vila Franca


A greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) para esta quinta-feira registou uma adesão superior a 80 por cento no Hospital de Vila Franca de Xira. A administração hospitalar promete contratar mais 126 profissionais de enfermagem, mas o Sindicato diz que é pouco e que muitos já estão a trabalhar na unidade em condições precárias.


A paralisação atingiu mesmo os 88 por cento no turno da manhã, segundo números divulgados pelo SEP, que não foram desmentidos pela administração hospitalar. Em causa está o descontentamento “acumulado” pelos enfermeiros do HVFX (cerca de 500), que protestam contra a elevada carga de trabalho e de horas extraordinárias motivada pelo número “manifestamente insuficiente” de enfermeiros contratados pelo Hospital que serve os 250 mil habitantes de cinco concelhos da região.


A administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSET), responsável também pela gestão do Hospital, reconhece o problema, mas sustenta que estão a decorrer nove procedimentos concursais que deverão conduzir à contratação de 126 profissionais de enfermagem.


Isabel Barbosa, dirigente nacional do SEP, desmente, todavia, esta indicação dos responsáveis hospitalares, afirmando que parte dos concursos destinam-se a enfermeiros especialistas e outros a enfermeiros generalistas que, na maior parte dos casos, já trabalham no Hospital de Vila Franca de Xira. “São precisos mais enfermeiros no Hospital de Vila Franca de Xira.


Os enfermeiros que existem estão exaustos, têm que fazer horas extraordinárias em barda, têm horários muito violentos”, constata Isabel Barbosa, estimando que o Hospital vila-franquense precisa, nesta altura, de um reforço de “algumas centenas” de enfermeiros para que possa responder de forma adequada à dimensão da sua actividade.


A administração hospitalar mantém que são necessários 126 profissionais de enfermagem e que as dificuldades resultam da situação herdada da anterior gestão em parceria público-privada.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


CL24_BannerVR_84x135mm (1).jpg
Eleicoes_Imprensa_Digital_Regional_Mrec_300x250_VÁRIOS.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

Contador de Visualizações

VR Solidário

Cartaz Colheita PSIRIA2mar24.jpg
bottom of page