Governo promete estudo para minimizar ruído dos aviões
O ministro das Infraestruras, Miguel Pinto Luz, comprometeu-se a dar indicações à NAV (empresa pública que gere o tráfego aéreo) para que estude alternativas de rotas para os aviões que utilizam o Aeroporto de Lisboa que gerem menos problemas de ruído nas freguesias do sul do concelho de Vila Franca de Xira.
Em reunião com o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, que teve lugar no final da semana passada, o governante prometeu dar passos nesse sentido, mas não há previsões de prazos para a realização e conclusão desse novo estudo.
O novo sistema de navegação que a NAV adoptou desde 16 de Maio passado tem gerado uma onda de protestos nas freguesias de Alverca e Sobralinho, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa e Vialonga, commuitos moradores a queixarem-se de ruídos insuportáveis originados pela passagem de aviões em intervalos por vezes inferiores a 3 minutos.
Contra este novo sistema circula, também, uma petição que já recolheu mais de 1900 assinaturas. No final de Julho, em reunião com o presidente da NAV, Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, foi informado que esta empresa pública admitia estudar alterações ao sistema implementado em Maio, mas que só o poderia fazer se recebesse orientações do Governo nesse sentido.
Agora, o ministro Miguel Pinto Luz assumiu que vai dar indicações à NAV para fazer esse estudo. “Não sabemos o tempo que vai demorar este estudo, mas para nós é um passo fundamental, depois da reunião com a NAV em que nos foi dito que há a possibilidade de fazer acertos ou alterações ao sistema, mas que isso só seria possível com indicações do Governo”, sublinha Fernando Paulo Ferreira, em declarações ao Voz Ribatejana.
“O senhor ministro foi sensível às nossas reivindicações. A NAV vai estudar essas alterações. O estudo é complexo, mas é necessário analisar alternativas à rota dos aviões, de forma a minorar o ruído que é sentido pelas populações”, conclui o edil.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana