Feira de Vila Franca mantém figurino com mais segurança

A Feira Anual de Vila Franca de Xira abriu na tarde de sexta-feira e decorre até 13 de Outubro. São dez dias de muita animação na cidade ribatejana, com mais de 100 feirantes no Parque Urbano do Cevadeiro e cerca de uma centena de artesãos na quadragésima-terceira edição do Salão de Artesanato.
Cinco largadas, três corridas de toiros, um festival taurino e um espectáculo de recortadores preenchem o programa taurino. Há, também, diversões para miúdos e graúdos, muita gastronomia e animação diária na tenda gastronómica. A Câmara apela ao uso de transportes públicos e à utilização dos grandes parques de estacionamento existentes na periferia da cidade.
“É uma grande Feira de Outubro, é mais uma grande festa no calendário do que são as grandes festas ribatejanas às portas de Lisboa”, vincou Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira. ”No salão de artesanato temos cerca de 100 artesãos, uma grande parte já cá estiveram e outros vêm pela primeira vez.

É sempre uma feira de que as pessoas gostam”, acrescentou o edil, realçando a participação do movimento associativo nas tasquinhas gastronómicas e a segurança reforçada, este ano também com um posto avançado de assistência médica e de enfermagem no recinto da feira.
Destaque no programa também para uma feira taurina muito apostada em dar oportunidades aos novos, com realce para o mano-a-mano entre duas grandes esperanças do toureio a pé ibérico, o vila-franquense Tomás Bastos e o espanhol Marco Pérez, na noite deste sábado.
Ainda na feira taurina, o cavaleiro Rui Salvador fará a sua despedida da arena da Palha Blanco e Diogo Oliveira (natural de Bucelas) tira a alternativa em Vila Franca. O Voz Ribatejana quis saber se, tendo em conta a proximidade o espaço da antiga Marinha, a Câmara não equacionava a possibilidade de utilizar uma parte desse espaço (devidamente controlada) para disponibilizar mais lugares de estacionamento de apoio à feira.

Fernando Paulo Ferreira observou apenas que a antiga Marinha e o seu futuro serão objecto de outra conferência de imprensa, deixando perceber que não funcionará para estacionamento de apoio à feira.
“Os parques de estacionamento estarão devidamente assinalados e sabemos que muita gente se dirige à nossa feira utilizando os transportes públicos”, referiu o edil, sugerindo que sempre que possível os visitantes da feira utilizem o sistema de transportes públicos existente.
Na tenda gigante junto às tasquinhas haverá animação diária, à hora de almoço (13h00) e à noite (22h00). O programa é bastante diversificado com fado (dias 4 e 9), sevilhanas e flamenco (dia 6) e actuações de João Adelino, Bra’thers Band, Dora Maria, Rúben Portugal, VEM.PA.KA., Quim Botas e Rafa & Beltran.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana