Fecho parcial da urgência pediátrica dá petição e manifestação

As reacções sucedem-se ao anúncio do fecho parcial das Urgências Pediátricas do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), que deverá avançar ainda durante o mês de Março. Um grupo de utentes lançou uma petição contra a medida que, em apenas sete dias, já ronda as 6200 assinaturas e agendou uma concentração de protesto, junto ao Hospital, para a tarde do próximo sábado (15h00 de dia 15).
A administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo alega que a equipa de pediatria vai ficar reduzida (temporariamente) a sete médicos, o que não permitirá fazer escalas para o funcionamento pleno das urgências. Também no dia 15 deverá avançar um Centro de Atendimento Juvenil e Infantil, implementado pela ULS no Centro de Saúde de Vila Franca com o objectivo de “minimizar” o impacto do fecho parcial das urgências.
“O encerramento desta unidade (urgência pediátrica) compromete gravemente a segurança e o bem-estar das famílias da região, obrigando a deslocações longas para outros hospitais já sobrecarregados, colocando em risco a vida e a saúde das crianças”, refere a petição, frisando que o Hospital de Vila Franca de Xira “tem sido, ao longo dos anos, uma referência na prestação de cuidados pediátricos de qualidade” e que
“o fecho das urgências pediátricas não só afeta diretamente milhares de famílias, como também sobrecarrega os hospitais vizinhos, agravando tempos de espera e reduzindo a eficácia do atendimento médico”. O documento exige que “sejam tomadas medidas urgentes para garantir a manutenção deste serviço essencial, assegurando os recursos humanos e materiais necessários para o seu funcionamento adequado”, considerando que “a saúde das nossas crianças não pode estar sujeita a cortes e decisões que desconsideram o impacto real na comunidade”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana