Explosão de caixa pirotécnica faz cinco feridos em Salvaterra
- Jorge Talixa
- 22 de jun.
- 1 min de leitura

A explosão de uma caixa de pirotecnia, derrubada por uma rajada de vento, provocou, na noite deste sábado, cinco feridos, na zona da Praça de Toiros de Salvaterra de Magos onde decorria um desfile de marchas populares.
Dois dos feridos foram transportados para o Hospital de Santarém e os restantes três foram assistidos no local. O acidente deu-se cerca das 22h40, no final de um espectáculo em que desfilaram seis marchas populares na Praça de Toiros salvaterrense.
A Marcha Popular “Coração do Ribatejo” esclareceu, depois, em comunicado, que este incidente com fogo de artifício foi originado por “uma rajada de vento inesperada”, que levou a que uma das caixas pirotécnicas tombasse, “fazendo com que os projéteis fossem lançados em direções não previstas”.
No socorro à situação participaram elementos da GNR e 21 bombeiros das corporações de Salvaterra, Benavente e Samora Correia. No local estiveram também as equipas das VMER de Vila Franca de Xira e de Santarém.
“Tal como é tradição há já treze anos consecutivos, e após os habituais discursos de agradecimento às entidades oficiais, a organização procedeu à utilização de duas caixas de fogo de artifício de venda livre, similares às utilizadas em festividades de fim de ano. Infelizmente, lamentavelmente, desta situação resultaram três feridos ligeiros.
Além das pessoas afetadas, registaram-se também alguns danos materiais em vestuário pessoal, cuja resolução será assumida integralmente pela organização”, sublinha a Marcha Popular “Coração do Ribatejo”, que “lamenta profundamente o sucedido” e “manifesta total solidariedade para com os envolvidos”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana