Jorge Talixa
Enfermeiros paralisam esta terça-feira no Hospital
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) convocou uma nova greve no Hospital Vila Franca de Xira para esta terça-feira (dia 28). A paralisação incide sobre os turnos da manhã e da tarde e estão assegurados serviços mínimos.
A transição de todos os enfermeiros especialistas para a respetiva categoria e “a urgente contratação de mais enfermeiros para dar resposta às necessidades”, são duas das reivindicações expostas pela SEP, que reclama, também, “a regulação dos horários de trabalho, aplicando as 35 horas de trabalho por semana a todos os enfermeiros, permitindo conciliar a vida profissional com a vida pessoal”.
A paralisação visa, também, reivindicar “a contabilização de todos os pontos/anos de serviço no Serviço Nacional de Saúde para efeitos de progressão, independentemente do mês de entrada, nomeadamente os anos com contrato com vínculo precário e tempo trabalhado noutras instituições”.
“É fundamental criar condições de trabalho para atrair e fixar enfermeiros e dar resposta às necessidades já evidenciadas!”, sustenta o Sindicato do Enfermeiros Portugueses, frisando que, nesta terça-feira, serão, também, entregues cerca 200 postais assinados pelos enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira a subscrever as exigências referidas. No Hospital de Vila Franca, que serve cerca de 250 mil habitantes da região, trabalham cerca de 500 enfermeiros.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments